Um Marco na Saúde de Mossoró
O primeiro Hospital Municipal de Mossoró será oficialmente inaugurado na próxima quinta-feira, dia 15, a partir das 18h. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mossoró em um comunicado nesta segunda-feira, dia 12. A nova unidade leva o nome de Hospital Municipal Francisca Conceição da Silva e está estrategicamente localizada no bairro Costa e Silva, nas proximidades da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Segundo a Prefeitura, o hospital irá oferecer uma variedade de serviços, incluindo consultas com especialistas, exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ultrassonografias e ecocardiogramas. Além disso, o centro cirúrgico da unidade estará preparado para procedimentos cirúrgicos gerais e eletivos. A estrutura do hospital foi planejada no local onde estava prevista a construção de uma policlínica.
Equipamentos e Estrutura Avançada
Em entrevista, a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, enfatizou que o objetivo da realização de cirurgias é reduzir a fila de procedimentos eletivos em Mossoró. “Estamos comprometidos em realizar o máximo de cirurgias para garantir mais qualidade de vida à população”, afirmou Dantas.
Para garantir um atendimento seguro e de qualidade, o complexo hospitalar possui um centro cirúrgico bem equipado, incluindo três salas cirúrgicas, áreas de pré e pós-anestesia, além de setores de radiologia, esterilização e apoio técnico. O hospital também conta com enfermarias femininas e masculinas, postos de enfermagem, farmácia e áreas administrativas, proporcionando um ambiente de trabalho eficiente e humanizado.
Todo o projeto foi pensado para ser acessível, com adaptações para pessoas com mobilidade reduzida, incluindo consultórios acessíveis, banheiros adaptados e sinalização adequada. O espaço conta ainda com um gerador de energia, usina de oxigênio e um sistema de energia solar, refletindo um compromisso com a sustentabilidade e a inovação, além de um sistema eletrônico para gerenciamento de prontuários e convocação de pacientes.
Um Momento Histórico
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), destacou em suas redes sociais que a inauguração do Hospital Municipal é um “momento histórico” para a saúde pública do município. “A obra foi concluída com sucesso. O hospital já está em fase de preparação e os últimos detalhes estão sendo finalizados”, ressaltou o gestor, que também agradeceu a todos os profissionais que se dedicaram na construção da unidade.
Allyson Bezerra também mencionou que a nova unidade irá beneficiar moradores que necessitam de exames e cirurgias. “Este é o local onde tudo será feito. É um momento inédito para a saúde de Mossoró”, declarou o prefeito, que deve renunciar ao cargo em breve para concorrer ao Governo do Rio Grande do Norte nas próximas eleições.
Próximos Passos e Desafios
Com a inauguração programada, o prefeito articula sua candidatura ao governo estadual e, conforme a legislação, deverá se afastar da Prefeitura até 4 de abril. Nos bastidores, há especulações de que Allyson pode deixar o cargo antes do final de fevereiro, aproveitando um período de descanso antes de oficializar sua decisão eleitoral.
Em entrevista à TCM, o prefeito expressou sua intenção de tirar alguns dias de férias com sua família antes de anunciar sua candidatura. “Já tenho uma viagem marcada para descansar e, posteriormente, tomarei uma decisão”, revelou. Ele também destacou que o vice-prefeito, Marcos Medeiros (PSD), está ciente das suas intenções e planos.
Allyson ressaltou sua experiência como a principal credencial para a candidatura, mencionando a importância de decisões difíceis tomadas ao longo de seu mandato, mesmo aquelas que inicialmente geraram controvérsia. “Gestão é também sobre enfrentar críticas, mas sempre visando o resultado final”, comentou.
Recentemente, o prefeito utilizou a inauguração do Hospital Municipal para criticar o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), seu potencial adversário na disputa pelo governo. Segundo Allyson, enquanto ele se compromete a entregar obras finalizadas, a gestão de Dias falhou em concluir o novo Hospital Municipal de Natal. “Eu não entrego obras pela metade. O Hospital Municipal de Mossoró será inaugurado funcionando, não apenas como uma estrutura vazia”, concluiu em suas declarações.
