Oportunidades de Matrícula na Educação Municipal de Natal
A rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte conta com mais de 200 mil vagas disponíveis para matrícula, abrangendo renovações, transferências e novos alunos. Na capital, Natal, a Secretaria de Educação está disponibilizando 10.996 vagas para novas matrículas, conforme dados atualizados no sistema e-cidade nesta quinta-feira (15). As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: 3.614 para a etapa de Creche, 1.953 para a Pré-Escola, 4.056 para o Ensino Fundamental e 1.373 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os números referentes a Natal ainda estão sujeitos a atualizações até a próxima sexta-feira (16).
O ano letivo no estado terá início em 23 de fevereiro, enquanto em Natal as aulas começam em 9 de fevereiro, de acordo com as informações das assessorias de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (Seec-RN) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). As matrículas na rede estadual estão abertas até 18 de janeiro, podendo ser realizadas de forma online através do SIGEduc. Para as novas matrículas em Natal, o prazo se estende de 16 a 21 de janeiro, através do Portal de Matrícula Natal.
Renovações e Demanda por Vagas
Até o presente momento, cerca de 29 mil estudantes já renovaram suas matrículas nas escolas de Natal. A procura por vagas concentradas nas regiões Norte e Oeste da cidade tem sido significativa, refletindo a demanda crescente por espaços nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os dados continuam a ser monitorados até o fechamento do processo de matrícula.
As matrículas para alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) já foram finalizadas, superando as metas estabelecidas para 2025. Segundo a Seec-RN, a expectativa para 2026 é de cerca de 10 mil matrículas na Educação Especial, incluindo renovações e novos estudantes, o que representa um aumento estimado de 1.000 alunos em comparação ao ano anterior.
“Esse crescimento é um reflexo de uma política de expansão que garantiu um aumento de 75% nas matrículas de Educação Especial entre 2019 e 2025. O dado final só será conhecido após o processamento completo das matrículas de 2026”, esclarece a Seec-RN.
Crescimento na Inclusão de Estudantes com TEA
No contexto da Educação Especial, a SME observou um aumento na matrícula de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 2026, foram registrados 289 alunos matriculados, um crescimento em relação aos 258 do ano anterior.
Planejamento das Vagas para 2026
A ocupação das vagas nas escolas de Ensino em Tempo Integral no RN será realizada conforme a demanda durante o processo de matrícula. Após 18 de janeiro, qualquer vaga remanescente poderá ser redistribuída durante a matrícula remanescente, programada para 9 de fevereiro.
A secretaria estadual reafirma seu compromisso com a expansão da Educação Profissional, que neste ano projeta um total de 21 mil matrículas, representando um aumento de 3.400 alunos em comparação a 2025. Atualmente, 132 escolas estaduais oferecem Educação Profissional, correspondente a 46% das escolas de ensino médio na rede.
Melhorias na Infraestrutura Escolar
Para 2026, a rede estadual também planeja investir na melhoria da infraestrutura das escolas. Cerca de 100 unidades estão passando por obras, que incluem ajustes elétricos e estruturais para viabilizar a climatização das salas de aula, visando proporcionar mais conforto térmico a alunos e professores. O valor total deste investimento é de aproximadamente R$57 milhões.
Expansão da Rede de Educação Profissional
Além disso, o Estado continua a expandir sua rede de Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERNs), com unidades já em funcionamento em Natal e outros municípios como Campo Grande e Areia Branca. A entrega dos novos IERNs em Mossoró e São José de Mipibu está prevista para 2026.
Em Natal, a SME também tem investido em reformas nos Centros Municipais de Educação Infantil, aumentando a oferta de vagas para a etapa de Creche e eliminando a necessidade de sorteios para essa modalidade. “Garantir a vaga para todos os alunos que buscam a Rede Municipal de Ensino é um compromisso da gestão municipal”, afirma a SME.
Novidades na Rede Municipal
Para 2026, a SME introduzirá novidades como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Computação, a criação de Classes Bilíngues Multisseriadas para Surdos e Salas de Acolhimento para filhos de pais ou responsáveis que estejam matriculados na Educação de Jovens e Adultos.
Resumo dos Números
Atualmente, a rede estadual de ensino oferece um total de 200 mil vagas, enquanto Natal registra 39 mil rematrículas até o momento.
