Allyson Bezerra Confirma sua Pré-Candidatura
No último sábado, dia 7, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, do União Brasil, oficializou sua pré-candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte. A confirmação ocorreu em uma coletiva de imprensa em Natal, onde se reuniu com representantes de partidos aliados que devem compor sua coligação.
Com isso, ele se junta a um seleto grupo de postulantes ao cargo, que já contava com outros dois nomes: o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, do Republicanos, e o atual secretário de Fazenda do estado, Cadu Xavier, do PT.
“Estamos aqui para afirmar nosso compromisso com este projeto de pré-candidatura e com a missão de percorrer o Rio Grande do Norte. Quero dialogar com as pessoas, ouvir suas demandas e, principalmente, apresentar soluções. Chega de discutir apenas os problemas; queremos focar nas soluções para o nosso estado!”, destacou Allyson em sua fala.
Perfis dos Pré-Candidatos ao Governo do RN
Confira a seguir um resumo dos perfis dos pré-candidatos já confirmados na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte.
Allyson Bezerra (União Brasil)
Allyson Bezerra, aos 33 anos, é engenheiro civil e atuante como servidor na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Ele está em seu segundo mandato como prefeito de Mossoró, a segunda maior cidade do estado, e já exerceu a função de deputado estadual. Allyson consolidou sua posição na política ao ser reeleito em 2024 com uma expressiva votação de mais de 78%.
Seu pré-candidato a vice é o deputado estadual Hermano Morais, que anunciou sua transferência do PV para o MDB. Recentemente, Allyson foi alvo de uma operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União, que investiga um suposto desvio de recursos federais na aquisição de medicamentos em municípios do RN. Um celular, um notebook e dois HDs foram apreendidos em sua residência, mas o prefeito negou qualquer irregularidade em suas ações.
Álvaro Dias (Republicanos)
Com 66 anos, Álvaro Dias é médico e político com vasta experiência, tendo exercido funções como ex-deputado estadual e ex-prefeito de Natal. Ele foi anunciado como pré-candidato ao governo em janeiro, após a desistência do senador Rogério Marinho, que decidiu focar na campanha de Flávio Bolsonaro à presidência.
Álvaro já foi vice-prefeito de Natal e assumiu a prefeitura em 2018, após a renúncia do então prefeito Carlos Eduardo. Ele foi reeleito em 2020 com 56,58% dos votos válidos. Em 2024, obteve sucesso ao apoiar Paulinho Freire, então deputado federal, como seu sucessor na prefeitura. Apesar de ser do mesmo partido de Allyson, Paulinho já manifestou apoio à candidatura de Álvaro.
Na campanha eleitoral de 2024, Álvaro enfrentou problemas legais, com um processo do MP relacionado a alegações de abuso de poder. Para sua chapa, anunciou como pré-candidato a vice, Babá Pereira, do PL, que atualmente preside a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).
Cadu Xavier (PT)
Carlos Eduardo Xavier, ou Cadu, tem 46 anos e é engenheiro de computação, auditor fiscal do RN e atual secretário da Fazenda. Ele representa o grupo governista na disputa pela sucessão de Fátima Bezerra, do PT. O partido oficializou sua pré-candidatura em janeiro, após a decisão do atual vice-governador Walter Alves, do MDB, de não assumir o governo caso Fátima renuncie para concorrer ao Senado.
Cadu está envolvido na gestão de Fátima desde o início do governo, em 2019, mas nunca se lançou a um cargo eletivo. Entre os três pré-candidatos, ele é o único até agora que manifestou a intenção de concorrer ao cargo de governador interino, via eleição indireta na Assembleia Legislativa, caso tanto a governadora quanto o vice renunciem. O PT ainda não divulgou qual será sua pré-candidatura a vice.
