Suporte Vital no Verão Sergipe 2026
No primeiro fim de semana do Verão Sergipe 2026, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se destacou na Orla da Atalaia, em Aracaju, oferecendo uma gama de serviços essenciais à população. O evento contou com ações de prevenção e conscientização, além de apoio na fiscalização de alimentos. O foco estava na promoção da saúde e na assistência pré-hospitalar, assegurando o bem-estar dos participantes.
Durante as festividades que mesclaram música e esportes, o Programa IST/Aids e Hepatites Virais da SES reforçou a importância do uso do preservativo nas relações sexuais, considerado uma das melhores formas de prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As equipes de saúde realizaram a distribuição de preservativos e forneceram orientações sobre a relevância do uso da camisinha.
A técnica estadual em sífilis, Lourdes Lima, comentou sobre a participação da SES no evento: “Estamos aqui, no primeiro fim de semana do Verão Sergipe 2026, inaugurando o novo design da nossa unidade, o Camisildo, e informando a todos os participantes desse grande evento sobre a importância de usar preservativo para evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis”.
Atividades do Samu 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) também desempenhou um papel crucial no evento. Com uma equipe composta por 13 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, o Samu garantiu um atendimento pré-hospitalar ágil e qualificado em casos de emergência. Um Posto Médico Avançado foi montado com oito leitos, sendo quatro para observação e dois para estabilização, além de seis poltronas de hidratação.
Ronei Barbosa, superintendente do Samu 192 Sergipe, ressaltou a importância da estrutura montada. “A SES organizou toda uma estrutura para atender bem os foliões durante a festa, não apenas em Aracaju, mas também nos municípios vizinhos que receberão o evento. O Posto Médico Avançado é capaz de resolver cerca de 95% das ocorrências que aparecem”, destacou.
Fiscalização e Segurança Alimentar
Para garantir a segurança alimentar, a Vigilância Sanitária Estadual colaborou com o governo municipal na fiscalização preventiva, orientando comerciantes sobre o manuseio adequado de alimentos e verificando as condições dos estabelecimentos. Essas ações visam proteger a saúde da população e prevenir problemas relacionados ao consumo de alimentos inadequadamente manipulados.
Depoimentos de Participantes
Hayalla Lisboa, uma advogada de 31 anos que já participou de outras edições do Verão Sergipe, expressou sua satisfação com a presença das equipes de saúde. “Fiquei muito animada para curtir o evento, a programação está maravilhosa. Mas, para além da programação, é muito bom estar em um lugar que você sabe que tem equipes de saúde para dar suporte caso seja necessário”, afirmou.
A vendedora de alimentos, Rosemeire Nascimento, de 51 anos, também compartilhou sua experiência no evento: “Trabalhar no Verão Sergipe está sendo uma oportunidade de agregar valor à minha renda e estou me sentindo muito amparada em saber que o Samu, a Vigilância Sanitária e outras equipes de saúde estão aqui para cuidar da gente”.
Sobre o Verão Sergipe 2026
O Verão Sergipe é uma iniciativa do Governo de Sergipe, realizada através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com o apoio do Governo Federal e da Energisa. O evento, que conta com patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), traz uma programação cultural e esportiva que visa fomentar o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda no estado.
Para esta edição, o evento foi ampliado e será realizado em sete cidades: Aracaju, Pirambu, Itaporanga d’Ajuda (Caueira), Pacatuba (Ponta dos Mangues), Estância (Abaís), Barra dos Coqueiros e Canindé de São Francisco. A SES continuará a atuar para garantir a segurança e o bem-estar do público durante toda a programação do Verão Sergipe 2026.
