Produção Iniciada na Plataforma P-78
A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (2), o início da produção de petróleo na plataforma P-78, um evento que ocorreu na última quarta-feira (31), no Campo de Búzios, uma das áreas mais promissoras do pré-sal na Bacia de Santos. A nova unidade possui uma impressionante capacidade de produzir 180 mil barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que elevará a capacidade total do campo para cerca de 1,15 milhão de barris diariamente.
Além disso, a operação da P-78 facilitará a exportação de gás natural para o continente, estabelecendo conexão com o gasoduto Rota 3, anteriormente conhecido como Comperj, em Itaboraí, Rio de Janeiro. Essa conexão poderá aumentar a disponibilidade de gás no mercado interno em até 3 milhões de metros cúbicos por dia.
“A entrada em operação da P-78 representa um passo crucial em direção à nossa meta para 2026: aumentar a produção de petróleo e gás da Petrobras. Esperamos alcançar uma produção de 2,5 milhões de barris de petróleo por dia este ano, com uma parte significativa vindo de Búzios, que é o maior campo do Brasil em termos de reservas e volume de produção. Também estamos ampliando a oferta de gás natural para o mercado nacional, conforme nosso Plano de Negócios”, comentou Magda Chambriard, presidente da Petrobras.
Tecnologia e Sustentabilidade na P-78
A nova plataforma P-78 incorpora tecnologias de ponta que visam reduzir as emissões e otimizar a eficiência operacional. Dentre as inovações destacam-se o sistema de recuperação de gases de queima, o ajuste de rotação em bombas e compressores, além da integração de fluxos quentes e frios no tratamento de óleo e gás.
A P-78 é a sétima unidade a entrar em operação no Campo de Búzios, que já se consolidou como o maior do Brasil em reservas, superando a marca de 1 milhão de barris produzidos por dia em outubro do ano passado. Descoberto em 2010 pelo poço 2-ANP-1-RJS, este campo está localizado a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, em águas ultraprofundas que atingem mais de 2 mil metros de profundidade.
