Um espaço dedicado à saúde e ao aprendizado ambiental
Um novo centro de educação ambiental e atendimentos em saúde está sendo desenvolvido em São Bernardo do Campo, com previsão de entrega para agosto de 2026, em comemoração ao aniversário da cidade. Localizado na região do Riacho Grande, este espaço será um viveiro de mudas, hortas e áreas sensoriais, além de oferecer atividades como ‘pesca terapia’ em um ambiente natural e rodeado pela rica Mata Atlântica. As obras já estão em andamento no Viveiro Escola Municipal, que fica na altura do Km 31 da Via Anchieta, sentido Litoral.
No último sábado (3/1), o prefeito Marcelo Lima, acompanhado de diversos secretários municipais, visitou as futuras instalações. Durante a visita, estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ronaldo Perrucci; de Serviços Urbanos, Luiz Fernando Bortoletto; de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi; a secretária-adjunta de Educação, Jussara Almeida; e o coordenador de Jardinagem da Secretaria de Serviços Urbanos, Júlio Araújo. Juntos, avaliaram o andamento da obra e conferiram as estruturas já em construção, que incluem uma estufa de flores, uma cantina e vestiários.
Marcelo Lima destacou a importância do projeto, afirmando que o viveiro funcionará como um verdadeiro espaço de cura e aprendizado. “Aqui a gente vai ter um viveiro de plantas e de pessoas. Com estrutura para terapias de quem hoje está enfrentando uma depressão, dores físicas, dores emocionais. Trazer para cá os pacientes dos Caps, do CER IV, do TEAcolhe, isso pode ajudar a resgatar as pessoas que hoje estão sofrendo”, disse. O prefeito também enfatizou que o espaço servirá para a educação ambiental, onde estudantes poderão aprender sobre reciclagem, plantio e conhecer as diversas espécies de mudas que serão cultivadas e utilizadas em praças e parques da cidade.
Um espaço amplo e multifuncional
O viveiro em questão ocupará uma área total de 135 mil metros quadrados, sendo que a parte destinada ao viveiro em si terá aproximadamente 8 mil metros quadrados. O local receberá um novo nome e será utilizado por diversos projetos das secretarias municipais, sempre sob a gestão da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal. Além disso, está previsto um espaço para compostagem e, futuramente, a construção de um borboletário.
As obras tiveram início em 2025, com a reativação do viveiro, e agora estão sendo ampliadas para aumentar o potencial de uso do espaço. “Estivemos aqui no ano passado para reativar o viveiro, que já está produzindo mudas. Agora vamos fazer mais, transformar esse espaço, que é público, em algo ainda maior e melhor para toda a cidade”, concluiu o prefeito Marcelo Lima. A expectativa é que esse novo centro de educação ambiental e saúde mental seja inaugurado em agosto de 2026, trazendo benefícios significativos para a comunidade local e proporcionando um ambiente mais saudável e educativo.
