Reunião entre Farsul, BNDES e Mapa
Na última quarta-feira, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reuniram-se na sede da Farsul, em Porto Alegre. O principal intuito do encontro foi entender as necessidades da agropecuária no Rio Grande do Sul, analisando o cenário atual e as perspectivas para o futuro. O economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, recebeu o grupo e destacou a situação enfrentada pelos produtores rurais, incluindo o endividamento e as estratégias e propostas para mitigar essa questão.
Durante a conversa, foram abordadas modalidades de investimento e custeio disponíveis, além de novas alternativas de financiamento que possam reduzir a dependência de recursos públicos, que têm se tornado cada vez mais limitados. Essa questão é particularmente importante para pequenos e médios produtores, que representam o perfil predominante no estado.
Participaram da reunião Caio Barbosa Araujo, chefe do departamento de Canais e Parcerias do BNDES; Jonathan Vidal, analista de Agropecuária e Sustentabilidade; e José Roberto Rosa Schirmer, analista da Gerência de Projetos, todos do BNDES. Pelo Mapa, estavam presentes Roberto Francisco Lucena, da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência do Rio Grande do Sul, além de João Claudio da Silva Souza, Coordenador de Políticas Setoriais, e Tiago Nunes Dahdah, Coordenador-Geral de Análise Econômica da Secretaria de Política Agrícola, que participaram de forma online.
