Janja da Silva lidera encontro em Natal pelo fim da violência contra mulheres
A agenda da primeira-dama Janja da Silva está definida para Natal nesta quinta-feira (25). Ela participa do evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, que acontece às 17h no Espaço Bossa Nova da Arena das Dunas. O encontro reunirá lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e militantes comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero.
Compromisso institucional com a pauta da violência de gênero
Com o tema “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência”, o evento visa ampliar o debate sobre estratégias para combater a violência contra a mulher. Além disso, reforça o compromisso com ações que promovam respeito, autonomia, proteção e igualdade. De acordo com Samanda Alves, presidente estadual do PT, “Janja representa uma voz importante na defesa dos direitos das mulheres brasileiras. Sua presença fortalece uma mobilização ampla, que reúne diferentes gerações e movimentos em torno de uma pauta urgente: enfrentar a violência e construir uma sociedade mais justa, igualitária e livre de discriminação”.
A atividade está diretamente ligada ao Pacto Brasil Contra o Feminicídio, cuja coordenação foi recentemente assumida pela primeira-dama. A atuação da Janja nesse campo reforça a agenda do governo federal no combate à violência de gênero e na promoção dos direitos femininos.
Leia também: Seminário em Natal e Mossoró discute violência contra mulheres e responsabilidade das big techs
Leia também: Homem é Condenado a 35 Anos por Feminicídio em Florianópolis
Fonte: diariofloripa.com.br
Programação e articulação política em Natal
Na sexta-feira (27), Janja terá compromissos ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. A expectativa é que a primeira-dama também fortaleça a pré-campanha dos candidatos do PT e aliados no estado, que tem como chapa majoritária o candidato a governador Cadu Xavier e os candidatos ao Senado Samanda Alves e Rafael Motta. Essa articulação política ocorre em um contexto de fortalecimento do campo progressista no Rio Grande do Norte.
Histórico de visitas e apoio a causas locais
Janja já esteve em Natal em pelo menos duas ocasiões anteriores, em 2022 e 2024. Em 2025, ela emitiu uma nota de solidariedade a Juliana Soares, vítima de tentativa de feminicídio na cidade, que neste ano anunciou sua filiação ao PT. Em 2024, a primeira-dama participou de um comício em apoio à candidata a prefeita Natália Bonavides (PT), destacando o papel das mulheres nas políticas públicas federais, especialmente nas áreas da educação e saúde.
Leia também: Caravana da Mulher Pernambucana oferece serviços gratuitos em Paulista
Fonte: diretodorecife.com.br
Em 2022, a visita de Janja ao lado do presidente Lula incluiu um encontro com artesãs de Timbaúba dos Batistas, responsáveis pelos bordados do vestido de noiva da primeira-dama. Durante o encontro, Lula e Janja ouviram relatos sobre os desafios enfrentados pelas bordadeiras, especialmente a falta de apoio governamental. Foram apontadas prioridades para políticas públicas, como linhas de crédito, incentivos para participação em feiras e programas sociais, incluindo o Minha Casa Minha Vida, que visam fortalecer o cooperativismo e a inclusão social.
