Um Olhar Inovador Sobre Mossoró
No dia 28 de janeiro de 2026, próxima quarta-feira, a artista e jornalista Luiza Gurgel apresentará seu mais novo projeto: o documentário “Mossoró Por Todos os Lados”. O evento de lançamento ocorrerá no Cafezal, localizado no Memorial da Resistência, em Mossoró/RN, às 19h, com entrada gratuita e aberta ao público. Este lançamento faz parte da programação do mês de janeiro do Banco do Nordeste Cultural.
Com uma abordagem que mescla a linguagem jornalística à estética visual, Luiza convida o espectador a um passeio pela cidade, ressaltando pontos importantes e equipamentos que compõem o território mossoroense. Um dos aspectos que se destacam na obra é a proposta de capturar imagens a partir de ângulos aéreos, em sua maioria obtidas por meio de drones, trazendo uma nova perspectiva de Mossoró.
“Eu sempre assisti a programas que mostravam cidades e países sob a visão aérea. Quando surgiu a oportunidade de desenvolver esse projeto, pensei: ‘por que não mostrar Mossoró nessa mesma perspectiva?’ Assim nasceu o “Mossoró Por Todos os Lados””, detalha Luiza, ressaltando sua intenção de inovar na forma de apresentar a cidade.
Ao longo do documentário, o público será guiado por diversos locais emblemáticos, como a Ponte Ferroviária, a Catedral e a Estação das Artes Elizeu Ventania. Além disso, o filme traz participações especiais, como a atriz Tony Silva, que visita o Teatro Municipal Dix-huit Rosado; o pesquisador Geraldo Maia, que acompanhou a passagem pelo Mercado Público; e a chef de cozinha Karine Diniz, que apresentou a COBAL. Historicamente, a Praça da Redenção recebe os historiadores Pedro Henrique e João Paulo de Souza, do projeto de extensão Procurando Rafael da UERN.
O evento de estreia não se limitará à exibição do documentário. Também haverá uma roda de conversa sobre “O Direito à Memória, História e a Construção da Identidade de uma Cidade”, com a participação de convidados especiais. Para complementar a experiência, uma exposição fotográfica apresentará alguns dos locais retratados no filme.
Financiado por meio da Lei Paulo Gustavo Municipal, o documentário já havia sido exibido em 2025 em escolas da Rede Pública de Ensino e em outras instituições, como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Luiza optou por tornar a obra acessível ao público geral após sua estreia nas salas de aula e entidades educacionais.
A diretora planeja disponibilizar o documentário no canal do YouTube, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo. Para Luiza, a democratização do acesso à obra reafirma os principais aspectos do filme: sua função educativa, contribuindo para a preservação da memória; sua importância histórica, tornando-se um documento de um povo; e seu potencial turístico, servindo como uma conexão para aqueles que, mesmo à distância, se consideram mossoroenses.
“Meu intuito com o ‘Mossoró Por Todos os Lados’ não é apenas enaltecer as qualidades do lugar, mas estimular reflexões e questionamentos sobre a cidade como um agente de transformação social”, conclui Luiza Gurgel.
Serviço
O que é: Estreia do documentário “Mossoró Por Todos os Lados”, de Luiza Gurgel;
Quando: 28 de janeiro de 2026 (quarta-feira);
Onde: Cafezal, no Memorial da Resistência de Mossoró, em Mossoró/RN;
Horário: 19h.
