Ações de Combate à Dengue em Mossoró
No último sábado (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró mobilizou-se para realizar ações de prevenção à dengue, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A atividade ocorreu no bairro Alto da Conceição, como uma medida antecipada ao período chuvoso, que deve ter início em breve.
As operações foram realizadas das 7h às 11h, abrangendo uma área de 300 metros ao redor da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Leão. Durante a ação, a população recebeu instruções sobre como o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, se reproduz em água limpa e parada, reforçando a importância do combate à proliferação do inseto.
Agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde percorreram as residências próximas à UBS, oferecendo informações e orientações sobre a prevenção e combate ao Aedes aegypti, que também é vetor de outras arboviroses.
Em conjunto, as equipes da Semsur realizaram um trabalho de coleta de lixo e resíduos, como pneus, que podem servir como criadouros para o mosquito da dengue. Caminhões da secretaria passaram pelas ruas do entorno da UBS recolhendo os materiais que os moradores colocavam nas calçadas.
“Hoje de manhã, estivemos aqui com uma ação em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos para orientar a população sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue e realizar a coleta de lixo. Durante toda a semana, nossos agentes de saúde e endemias pediram aos moradores que colocassem nas calçadas tudo o que pudesse ser um criadouro para as larvas do mosquito. Nós recolhemos este material com os caminhões”, informou a secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas.
Além das orientações, a ação também ofereceu a vacina contra a dengue na UBS Dr. José Leão. A imunização estava disponível para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. A Coordenação de Imunizações do município também disponibilizou outros imunizantes para o público em geral.
“É fundamental que a população compreenda a importância dessa vacina, que é destinada a jovens entre 10 e 14 anos. Buscamos vacinar esse público considerável, sendo imprescindível que, após a primeira dose, a pessoa retorne em três meses para receber a segunda. Temos várias ações em curso para combater a dengue no município”, destacou Etevaldo Lima, coordenador de Imunizações do município.
O coordenador dos agentes de endemias, Sandro Elias, detalhou como foi realizado o trabalho de combate durante essa ação. “Realizamos um bloqueio em um raio de 300 metros para controlar a população do mosquito adulto. Utilizamos uma máquina motorizada para eliminar os focos, combatendo esses insetos e evitando sua proliferação”, descreveu.
