Centro de Saúde do Trabalhador em João Câmara
Em dezembro de 2025, o Ministério da Saúde habilitou 11 novos Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (CERESTs), elevando o total de unidades no Brasil para 239, distribuídas por todos os estados e o Distrito Federal. No Rio Grande do Norte, a cidade de João Câmara será a sede de um desses novos centros, que prometem fortalecer a rede de saúde para trabalhadores na região.
A habilitação foi formalizada por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Cada novo CEREST receberá R$ 100 mil em uma única parcela para a implantação de serviços essenciais. Além do Rio Grande do Norte, outros estados como Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins também estão entre os beneficiados com a nova habilitação.
Após a habilitação, cada estado terá um prazo de 90 dias para comprovar o funcionamento do centro, a contar do recebimento do incentivo financeiro. A Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT) está promovendo reuniões com representantes estaduais para orientar sobre os procedimentos necessários e acompanhar as implantações de cada unidade.
