Abertura do Ano Letivo
O ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino de Mossoró começou nesta quinta-feira, dia 5, com salas de aula repletas nas áreas urbana e rural. A Secretaria Municipal de Educação (SME) revelou que mais de 20 mil alunos estão matriculados nas escolas do município, prontos para um novo ciclo escolar.
Leonardo Dantas, secretário municipal de Educação, garantiu que todas as unidades educativas estão preparadas para receber os estudantes. “Estamos iniciando com todas as escolas das zonas urbana e rural aptas para receber os alunos, com toda a infraestrutura necessária. Nos próximos dias, será anunciado o lançamento dos programas ‘Partiu Brasil’ e ‘De Mossoró para o Mundo’”, afirmou Dantas.
Iniciativas para Inclusão
O retorno às aulas não se resume apenas à abertura das portas das escolas; também marca a intervenção de 800 auxiliares do Programa Incluir nas salas de aula. Esta ação, promovida pela Prefeitura de Mossoró através da Secretaria Municipal de Educação, faz parte do programa “Mossoró Cidade Educação”. O objetivo é fornecer suporte aos professores e apoio aos alunos com deficiência, incluindo aqueles que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As expectativas dos alunos estão em alta com o início do ano letivo. Larissa Júlia Alexandre de Lima, de 14 anos, estudante do 9º ano da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva, compartilhou sua empolgação: “Estou muito animada, já me preparando para a prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que é muito importante. Além disso, estou me esforçando para participar do programa ‘Partiu Brasil’, que é uma experiência que eu realmente queria ter tido”, contou.
Importância do Programa Incluir
Ícaro Emanoel, um auxiliar veterano do Programa Incluir, destacou a relevância dessa iniciativa nas escolas. “O Programa Incluir é fundamental para que alunos com deficiência e autismo consigam se entrosar com os demais colegas em termos pedagógicos. As expectativas para este ano estão elevadas; fomos cuidadosamente preparados para receber esses alunos e agora é hora de acolhê-los e integrá-los em todas as atividades, tanto internas quanto externas”, enfatizou Ícaro.
Com o início das aulas, tanto alunos quanto educadores esperam que 2026 seja um ano de grandes conquistas e aprendizados em Mossoró. A cidade demonstra seu compromisso com a educação e inclusão, proporcionando um ambiente escolar mais acolhedor e enriquecedor para todos.
