Projeto Recinfo-RN e a Educação Ambiental
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Mossoró) esteve presente no lançamento do programa de Educação Ambiental e Logística Reversa, denominado Recinfo-RN. O evento aconteceu entre os dias 9 e 11 de fevereiro e abrangeu a etapa de Educação Ambiental nas Escolas nos municípios de Mossoró, Assú e Baraúna, no Estado do Rio Grande do Norte.
Segundo Magnos Patrício, diretor estratégico da Recinfo-RN, essa ação integra o Projeto TecnoSustentável-RN, que recebeu um investimento de R$ 400 mil da Entidade Administradora da Faixa (EAF). Esse valor representa o maior financiamento já concedido por um edital vinculado ao Ministério das Comunicações para a gestão de resíduos eletrônicos na região Nordeste do Brasil.
Em continuidade ao projeto, Emery Costa Júnior, diretor do SENAI Mossoró, destaca que a iniciativa oferecerá quatro turmas gratuitas nos períodos matutino e vespertino, com cursos de Reparos de Desktop Iniciação, com carga horária de 40 horas, e Montador e Reparador de Computadores, com 160 horas. Ambos os cursos serão totalmente gratuitos e acessíveis à comunidade local.
Emery enfatiza a importância dos eventos de lançamento: “Essas atividades servem para integrar nossa equipe técnica da Recinfo-RN aos gestores escolares e líderes municipais, definindo o cronograma das ações que ocorrerão durante o ano letivo”.
Programação e Participação
A programação teve início na Estação das Artes, em Mossoró, no dia 9 de fevereiro, seguiu para Assú no dia 10, no auditório da Secretaria de Educação, e culminou em Baraúna no dia 11, na Câmara Municipal.
Além do diretor Emery Costa e da equipe do SENAI Mossoró, o evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Missola Arezza, coordenadora do projeto da Secretaria Municipal de Educação; Magnos Patrício, diretor de Planejamento Estratégico da Recinfo-RN; Lourdes de Medeiros, diretora comercial da Recinfo-RN; Clécio de Carvalho, presidente da COOPERACREVI; e Larissa Magalhães, coordenadora de projetos socioambientais da Recinfo-RN.
Recinfo-RN e a Gestão de Resíduos Eletrônicos
A Recuperação de Materiais Metálicos Ltda, conhecida como Recinfo-RN, é um centro de reciclagem e gestão de resíduos eletrônicos que foca na coleta e destinação adequada do lixo eletrônico. A empresa desenvolve ações socioambientais, como o projeto TecnoSustentável-RN, em todo o estado do Rio Grande do Norte.
Alexandre Barreto, interlocutor do projeto e agente de mercado do SENAI-RN, comenta que a iniciativa tem como objetivo principal promover a conscientização sobre o descarte correto de equipamentos tecnológicos e fortalecer a economia circular no estado. “Além das atividades pedagógicas nas instituições de ensino, o projeto prevê a instalação de 35 ecopontos permanentes na região, sendo 20 em Mossoró, 10 em Assú e 5 em Baraúna. O trabalho inclui também a inclusão produtiva, oferecendo treinamento e valorização profissional para cooperativas de catadores locais”, afirma.
Compromisso com a Sustentabilidade
Com 15 anos de experiência, a Recinfo-RN busca consolidar um modelo de logística reversa que alia responsabilidade ambiental e impacto social. O aporte financeiro da EAF advém de contrapartidas da implementação do 5G no Brasil, com o intuito de mitigar os efeitos ambientais do descarte de equipamentos eletroeletrônicos em todo o país.
Para acompanhar as ações e novidades da instituição, siga nossas redes sociais: @senairn.
