Educação no Trânsito nas Escolas de Assú
A recente parceria entre a Prefeitura de Assú e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem como objetivo promover a educação no trânsito dentro das escolas. O projeto busca conscientizar não apenas os alunos, mas também professores e a comunidade sobre a importância da segurança viária, além de fomentar comportamentos responsáveis e cidadania nas ruas. O programa atenderá, inicialmente, 60 estudantes da Escola Maria Neuda Bezerra, situada no bairro Parati, abrangendo duas turmas do Ensino Fundamental I, especificamente do quinto ano.
A implementação do programa se dará em etapas, começando com um projeto piloto em duas turmas. Para isso, haverá uma capacitação direcionada para os educadores, que aprenderão a abordar o tema de forma didática e envolvente. A expectativa é que, no ano seguinte, o programa se expanda para outras escolas e turmas da rede municipal, promovendo uma formação abrangente sobre segurança viária, prevenção de acidentes e práticas responsáveis no trânsito.
“Educação no trânsito salva vidas. Ao trazer o EDUCAR PRF para nossas escolas, estamos plantando a semente da responsabilidade e cidadania nas novas gerações. Esse programa formará multiplicadores, pois as crianças levam esse conhecimento para suas casas e transformam comportamentos”, enfatizou o prefeito Lula Soares durante a assinatura do convênio, que contou com a presença da equipe de gestão municipal e representantes da PRF.
O projeto EDUCAR PRF é fundamentado na ideia de que os alunos podem atuar como multiplicadores do que aprendem. Ou seja, ao retornarem para casa, as crianças e os jovens disseminam os conceitos de segurança no trânsito entre seus familiares, impactando positivamente o comportamento dos pais e parentes. As atividades educativas são cuidadosamente planejadas e abordam diversos temas, como a travessia segura de ruas, o uso de equipamentos de segurança, o respeito à sinalização e a conduta de pedestres e motoristas. Todo o conteúdo é adaptado à faixa etária dos alunos, garantindo assim a compreensão e o engajamento.
A implementação gradual da iniciativa permite que a equipe técnica monitore de perto os resultados, fazendo os ajustes necessários antes da ampliação do projeto. Dessa forma, o projeto piloto se configura como um verdadeiro laboratório, onde metodologias e materiais didáticos serão testados e refinados para garantir a eficácia das ações educativas.
