Médico Enaltece Avanços Científicos
O intensivista Heider Irinaldo, que atua como pesquisador na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), expressou sua alegria com os resultados de uma pesquisa conduzida por Tatiana Coelho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essa investigação resultou na criação da Polilaminina, uma substância derivada da Laminina, conhecida como a “proteína de Deus” devido ao seu formato de cruz e sua importância no desenvolvimento embrionário, além de ser essencial para a formação de conexões nervosas.
Heider Irinaldo é cadeirante há cerca de 15 anos, após sofrer uma grave lesão na medula que o impossibilitou de andar. Desde então, ele tem enfrentado diversos desafios de saúde decorrentes dessa lesão. Além de suas funções como médico, Heider é veterinário e se dedica à pesquisa na UFERSA.
Resultados Promissores com Polilaminina
O médico enfatizou que os resultados iniciais da Polilaminina são especialmente encorajadores para pacientes que recebem a medicação em até 48 horas após a lesão. De acordo com Heider, os melhores resultados estão sendo observados em pacientes tratados durante cirurgias de descompressão da medula.
Heider está aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto, consumindo artigos e vídeos com entrevistas da professora Tatiana Coelho Sampaio. Ele reporta que há relatos de pacientes tetraplégicos que, mesmo recebendo a Polilaminina dias após a lesão, começam a demonstrar sinais de recuperação.
Uma Nova Esperança para Lesões Crônicas
Em relação aos testes realizados em pacientes com lesões crônicas, como é o seu caso, Heider aguarda que a Polilaminina possa ajudar na recuperação de movimentos nos braços ou nas pernas. “Isso é extremamente relevante”, destacou em entrevista ao MH.
Heider enfatiza que, caso consiga algum grau de movimento, como andar ou mesmo se alimentar, a descoberta representaria um grande avanço para a comunidade de cadeirantes. Embora reconheça que a medicação pode não restaurar a mobilidade total de pessoas que estão em cadeiras de rodas há muitos anos, ele acredita que há uma ótima perspectiva de recuperar movimentos e melhorar a qualidade de vida.
Apelo por Investimentos em Pesquisa
Além de celebrar os avanços, Heider Irinaldo fez um apelo às autoridades da bancada federal do Rio Grande do Norte, pedindo que aumentem os recursos destinados à pesquisa. Ele afirma que não há dúvidas de que, com mais apoio, outros resultados tão promissores quanto os apresentados pela Dra. Tatiana Coelho poderão emergir dos laboratórios das universidades brasileiras.
Heider também ressaltou a importância de ampliar os investimentos não apenas nas pesquisas de saúde, mas também em tecnologias que possam beneficiar a população. Essa integração entre ciência e tecnologia é vista como fundamental para o avanço das soluções na área da saúde e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
