Início das Entregas e Benefícios
No dia 27 de janeiro, o Governo do Rio Grande do Norte deu início à distribuição do Programa Bancos de Sementes 2026. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN) em parceria com a Emater, começou pelo município de Mossoró e atenderá, em primeira instância, os produtores rurais de Pau dos Ferros e Umarizal. O próximo passo será a entrega nas localidades da região de Assu.
O calendário de distribuição está programado para o mês de fevereiro, quando a ação vai alcançar a região do Seridó, iniciando por cidades como Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e João Câmara. O objetivo é tirar proveito das primeiras chuvas que são esperadas para o início do ano, favorecendo assim o plantio.
Quem Pode Participar?
O programa é destinado aos agricultores que já estão cadastrados no Sistema Ceres, gerido pela Emater. Este sistema é responsável pela avaliação dos critérios que permitem o acesso aos produtores para recebimento de sementes de feijão, milho e sorgo forrageiro. Segundo as autoridades, essa iniciativa não apenas garante a segurança alimentar das famílias, mas também impulsiona a economia rural do estado.
Investimento e Produção
O investimento do Governo do Estado nesse programa é de R$18,49 milhões. Com essa quantia, serão beneficiados 68.167 agricultores familiares distribuídos em 164 municípios, que receberão um total de 257,8 toneladas de sementes de feijão, 356,66 toneladas de sementes de milho e 207,35 toneladas de sorgo forrageiro. Para facilitar a distribuição, serão estabelecidos 1.950 Bancos de Sementes em todo o RN.
Essa ação não apenas assegura alimentos e geração de renda para os agricultores, mas também promove o plantio de sorgo, que servirá de alimento para a produção animal, ampliando ainda mais os benefícios dessa iniciativa agrícola.
