Oportunidade de Formação Profissional
Na próxima segunda-feira, dia 19 de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) dará início ao período de matrícula para os cursos técnicos do primeiro semestre de 2026. Os candidatos que forem selecionados no processo seletivo devem comparecer ao polo de apoio presencial escolhido durante a inscrição, até o dia 26 de janeiro, para formalizar a matrícula. A não observância desse prazo resultará na perda da vaga.
No Rio Grande do Norte, o Senar-RN oferece cursos técnicos gratuitos nas áreas de Agricultura, Fruticultura, Zootecnia, Agronegócio e Agropecuária. Em 2026, o portfólio de cursos será ampliado com a inclusão do técnico em Segurança do Trabalho no Agro, uma iniciativa que busca atender às crescentes demandas do setor rural.
Quem Pode se Inscrever
Os cursos são voltados para candidatos que já completaram o ensino médio, com prioridade para produtores rurais, seus familiares e colaboradores que comprovem vínculo com a atividade rural. O estado do Rio Grande do Norte conta atualmente com 11 polos de apoio presencial, localizados em Parnamirim (Centro de Treinamento), Touros, São Paulo do Potengi, Jucurutu, Santo Antônio, Apodi, Pau dos Ferros, Jardim do Seridó, Lajes, Mossoró e Cerro Corá.
Documentação Necessária
No momento da matrícula, é imprescindível apresentar o certificado e o histórico de conclusão do ensino médio, além de um documento de identidade, CPF e certidão de nascimento ou casamento. Aqueles que solicitarem prioridade devem fornecer documentação que comprove sua atividade rural. Homens maiores de 18 anos também precisam apresentar os documentos militares exigidos por lei.
Fortalecimento do Agronegócio
De acordo com o Senar, essa iniciativa faz parte de uma política de qualificação profissional que visa fortalecer o agronegócio e ampliar as oportunidades de formação técnica no meio rural. Com o aumento da oferta de cursos, espera-se aprimorar as competências dos trabalhadores do setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura no estado.
