Bancos Reabrem Após Recesso
As agências bancárias em todo o Brasil voltam a atender ao público normalmente nesta sexta-feira (2), após o recesso de fim de ano. O retorno do atendimento presencial marca a retomada das operações financeiras habituais, que incluem desde saques e depósitos até a realização de transações eletrônicas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou, em nota, que os clientes podem, a partir de hoje, realizar o pagamento de contas de consumo, como água, energia elétrica e telefonia, que tiveram vencimentos nos dias que não houve compensação bancária, especificamente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Essas contas poderão ser pagas sem a incidência de multas ou juros adicionais.
No entanto, a Febraban ressaltou que, para tributos e impostos cujo prazo final de pagamento coincidiu com os feriados ou dias de fechamento dos bancos, a orientação era que os cidadãos realizassem a quitação antecipadamente. Isso se faz necessário para evitar possíveis penalidades e juros que poderiam ser cobrados em caso de atraso.
O retorno das atividades bancárias é um alívio para muitos clientes que estavam aguardando a normalização dos serviços. A falta de atendimento pode ter gerado transtornos, especialmente para aqueles que dependem de serviços bancários para compromissos financeiros urgentes. Assim, a volta ao funcionamento regular das agências é aguardada com expectativa.
O presidente da Febraban destacou que as instituições financeiras estão prontas para atender a demanda da população, enfatizando a importância de manter um bom relacionamento com os clientes no início do novo ano. Isso também inclui a orientação sobre o uso adequado dos serviços bancários, especialmente neste período em que muitas pessoas estão organizando suas finanças após as festividades.
Com a reabertura das agências, os clientes são incentivados a verificar seus extratos e a planejar seus pagamentos. A Febraban também recomenda que, sempre que possível, os consumidores utilizem serviços digitais para realizar transações, evitando filas e garantindo maior comodidade, além de segurança nas operações.
