Expectativas para a Transição de Liderança no Fed
O atual chair do Federal Reserve, Jerome Powell, encerrará seu mandato em 15 de maio, momento em que Kevin Warsh, indicado pelo ex-presidente Donald Trump, está pronto para assumir o cargo, desde que sua nomeação seja aprovada pelo Senado dos Estados Unidos.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que é responsável por definir a política monetária e realizar ajustes nas taxas de juros, se reúne oito vezes ao ano, em intervalos aproximados de seis semanas. Assim, as próximas reuniões estão agendadas para os dias 17 e 18 de março, 28 e 29 de abril, e 16 e 17 de junho.
Isso indica que o novo presidente do banco central dos EUA deve assumir oficialmente na reunião de junho, a menos que Warsh receba a confirmação e a posse antes dessa data, além de ser indicado para a presidência efetiva do Fed, o que, a essa altura, parece improvável. No entanto, há a possibilidade de que a administração Trump busque acelerar a transição, conforme sugerido por Ed Mills, analista em políticas de Washington na empresa de serviços financeiros Raymond James.
“Um fator que pode influenciar uma confirmação antecipada é o fato de que Jerome Powell completará oito anos de mandato em 5 de fevereiro de 2024, data em que ele assumiu como chair do Fed”, destacou Mills em comentário recente. “É possível que haja um esforço do presidente Trump e dos republicanos no Congresso para garantir a confirmação de Warsh logo após 5 de fevereiro, com a justificativa de que Powell já terá cumprido seu tempo de serviço”, concluiu.
