Festa de Santa Luzia 2025: Um Diagnóstico Socioeconômico
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) anunciará no dia 13 de janeiro, às 9h, os resultados do diagnóstico socioeconômico da Festa de Santa Luzia 2025. O evento ocorrerá no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).
Desenvolvido em colaboração com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró e a Diocese local, o estudo revelou que a festa atraiu visitantes de 48 cidades, distribuídas em nove estados, totalizando um público impressionante de 422.086 pessoas.
“A Festa de Santa Luzia se firma como a maior festividade religiosa do Rio Grande do Norte. Essa constatação é respaldada por métodos científicos, com a coleta de dados realizada pela equipe da UERN, composta por alunos dos cursos de Economia, Contabilidade, Turismo e Administração”, destacou o professor Dr. Leovegildo Cavalcanti, responsável pela pesquisa.
O professor ainda complementou: “Levamos a cabo a catalogação de aproximadamente 80 mil dados, organizados de forma a possibilitar uma série de análises. A pesquisa abrangeu aspectos econômicos, a origem dos fiéis e a disposição destes em contribuir financeiramente para a construção do santuário.”
O levantamento foi realizado entre os dias 22 de novembro e 13 de dezembro e incluiu 1.630 devotos, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
Além da Festa de Santa Luzia, a UERN já tem um histórico de estudos sobre outras festividades, como a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e o Carnaval de Apodi. Desde 2017, também realiza pesquisas sobre o evento Mossoró Cidade Junina, contribuindo para uma melhor compreensão do impacto econômico e social dessas celebrações.
