Compromissos que Transformam a Educação
A educação em Vila Panambi, um distrito do município de Formosa do Rio Preto, recebe um impulso significativo com novos investimentos anunciados neste sábado (17) pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Durante sua visita, foi formalizado um compromisso que reforça as ações do Estado, visando a qualidade do ensino na região.
O governador assinou um Termo de Colaboração entre a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) e a Associação de Apoio da Escola Cooperativa Chapadão. O intuito dessa parceria é garantir a continuidade dos serviços educativos na unidade, que está situada na divisa entre a Bahia e Tocantins, e que teve sua administração transferida do Tocantins para a Bahia.
Com capacidade para atender 470 estudantes, a escola oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. De acordo com o governador, a unidade será adaptada para atender aos padrões das escolas estaduais da Bahia. “Essa unidade, ao ser credenciada ao governo do Estado, precisa ter um padrão adequado. Vamos cuidar de cada sala, fazer os ajustes necessários em laboratórios, infraestrutura, climatização. Estaremos juntos na missão de garantir a qualidade que é nossa prioridade”, comentou Rodrigues.
Ações de Infraestrutura e Novos Benefícios
Durante sua visita, o governador também mencionou uma série de ações de infraestrutura planejadas, além de mais benefícios para o setor educacional. Ele anunciou um convênio entre a Secretaria da Educação da Bahia e a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, que viabilizará a construção de uma nova creche em Vila Panambi e a doação de um ônibus escolar para atender à comunidade local.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou que a escola receberá apoio técnico e pedagógico contínuo da pasta. “Hoje assinalamos a parceria com a Escola Cooperativa Chapadão, que permitirá investimentos na reforma da estrutura física, na alimentação dos alunos, no pagamento de professores e funcionários, bem como em materiais pedagógicos. Nossa intenção é seguir juntos, de mãos dadas com a cooperativa, para avançarmos na qualidade da educação”, afirmou Rowenna.
Compromisso com a Comunidade
A Escola Cooperativa Chapadão, que atende alunos de Vila Panambi e regiões adjacentes, é composta em sua maioria por filhos de agricultores e trabalhadores rurais. O investimento total para a execução dessa parceria é de R$ 4.172.892,93, com um prazo de vigência de 15 meses, passível de prorrogação.
Os recursos serão destinados à manutenção da unidade escolar, adaptação da infraestrutura, compra de materiais didáticos e administrativos, fardamento, alimentação escolar, transporte e contratação de uma equipe multidisciplinar.
A atual diretora da unidade, Wanderlise Gabriel Mendes, que já atua na escola há 14 anos, expressou sua expectativa em relação ao convênio. “Queremos o melhor para nossa escola e nossos estudantes. Eles merecem uma educação de qualidade, e nossa comunidade também. Esta escola é fruto de uma luta contínua pela melhoria da educação, e trabalhamos nisso diariamente”, declarou Mendes.
Martim Dowich, um dos fundadores da escola, compartilhou seu otimismo. “Estamos felizes com esses novos investimentos. Nossa comunidade tem grande esperança de que a escola se tornará cada vez melhor. É um local de difícil acesso e a atração de professores é um desafio. Portanto, a expectativa por melhorias é grande”, concluiu.
