Clubs em Foco: América e Potyguar em Risco de Punição
A Procuradoria da 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) anunciou, na tarde de segunda-feira (2), a denúncia do América Futebol Clube SAF e do Potyguar Seridoense. Ambos os clubes são acusados de escalar jogadores de forma irregular durante o Campeonato Potiguar de 2026. A acusação refere-se ao uso de um atleta pelo América e de dois pelo Potyguar, em desacordo com as normas estabelecidas pela competição.
Segundo os autos, a infração estaria relacionada ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), assim como ao parágrafo 3º do artigo 19 do Regulamento Específico do Campeonato Potiguar 2026. A principal irregularidade envolve a utilização de jogadores com contrato amador que já haviam completado 20 anos, uma prática expressamente proibida pelas regras do torneio.
O procurador encarregado da revisão do caso salientou que os atletas foram listados nas súmulas das partidas sem cumprir os requisitos necessários estabelecidos pelo regulamento. Essa condição caracteriza uma infração disciplinar, prevista no CBJD, que pode acarretar penalidades severas para os clubes envolvidos.
Além disso, a denúncia é apoiada pelos fatos contidos na Resolução nº 003/2026, emitida pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), que versa sobre as condições de registro e a utilização de atletas na edição atual do Campeonato Estadual.
O julgamento que irá decidir sobre as denúncias contra o América e o Potyguar está agendado para o dia 5 de fevereiro. Na ocasião, a 1ª Comissão Disciplinar do TJD-RN analisará as alegações e determinará as possíveis penalidades a serem aplicadas às equipes denunciadas.
