Um Carnaval de Esperança e Resistência
O bloco de pré-carnaval Alô Frida, uma iniciativa feminista de Mossoró, confirma sua presença nas ruas no dia 12 de fevereiro de 2026. Com o tema “A esperança não pode parar”, o evento, idealizado pela Marcha Mundial das Mulheres, busca promover uma festa sem violência e opressão. Desde sua primeira edição, em 2015, o bloco já atraiu milhares de foliões, reunindo cerca de 5 mil participantes no último ano. Para a próxima edição, organizadores prometem uma programação ampliada e totalmente gratuita.
Este ano, a festa conta com o apoio do Banco do Nordeste Cultural Mossoró, da deputada estadual Isolda Dantas, da vereadora Plúvia Oliveira, além da Marcha Mundial das Mulheres e do Centro Feminista 8 de Março. As prévias carnavalescas acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, em parceria com Pontos de Cultura como PV Arte, Escarcéu e a Fundação Potiguar. As atividades incluem uma exposição fotográfica, uma oficina de batucada feminista e apresentações musicais com artistas locais, como Marília Kardenaly, Cabocla de Jurema e Gaby Viegas.
Programação do Bloco Alô Frida
No dia 12 de fevereiro, a partir das 19h, o bloco vai invadir a Avenida Rio Branco, levando alegria através de duas troças de frevo e bonecas gigantes, típicas de outras agremiações carnavalescas da região. Para encerrar a festa, shows com Igor Fortunato e Kelly Lira prometem animar o público. Além da música, haverá um concurso de fantasia que premiará a Frida Kahlo do Alô Frida 2026, incentivando a criatividade e a magia do carnaval.
Estefane Oliveira, uma das organizadoras do bloco, ressalta que a iniciativa não se limita a ser um evento festivo: “Nosso bloco une a luta feminista à fruição cultural do carnaval, não só como um evento, mas como um ato de resistência. Dizemos não ao machismo e afirmamos que, enquanto houver gente nas ruas, haverá luta e alegria. A auto-organização é o caminho para disputarmos uma sociedade mais igualitária e democrática, especialmente neste ano decisivo para nosso país”.
Participação e Acessibilidade
O Alô Frida reitera que toda a programação, tanto as prévias quanto o evento principal em 12 de fevereiro, será gratuita e aberta a todos. O único requisito é que todos pratiquem respeito e solidariedade durante as festividades. Para aqueles que desejam contribuir com a organização do bloco, camisetas do evento estarão à venda. Embora a compra não seja obrigatória para participar, a aquisição ajuda a viabilizar a celebração. As camisetas podem ser adquiridas ao entrar em contato com Juçara pelo telefone 84 98888-1250. Para mais detalhes, os interessados podem acessar o Instagram @blocoalofrida.
