Início das Obras na BR-304
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que a ordem de serviço para a duplicação da BR-304, entre Assú e Mossoró, no Rio Grande do Norte, será assinada em 22 de janeiro. A declaração foi feita ao lado da governadora Fátima Bezerra, em um evento oficial.
“Governadora, essa obra foi incluída no PAC a pedido do presidente Lula, e vamos dar início a essa duplicação, que representa um sonho histórico para o povo do Rio Grande do Norte”, afirmou Renan Filho, destacando a importância do projeto para a região.
Detalhes da Duplicação
De acordo com o ministro, a assinatura da ordem de serviço simboliza o início das intervenções no trecho que conecta Assú a Mossoró. Ele anunciou: “Então, Assú–Mossoró, se liga, dia 22, nós vamos para aí para dar a ordem de serviço”. Além disso, no mesmo dia, será divulgado o edital de licitação para outro trecho da rodovia, que liga Macaíba a Riachuelo. “O edital de licitação garantirá a continuidade da duplicação da BR-304”, ressaltou.
Renan Filho também mencionou que há intervenções em andamento e planejadas em Macaíba, destacando: “Você que está passando por Macaíba, veja que estamos realizando obras nos viadutos. E no dia 14, já abrirá o processo de licitação da duplicação da travessia urbana de Macaíba”, disse. Ele observou que essa obra não estava incluída no projeto original da Reta Tabajara.
Reconhecimento da Governadora
A governadora Fátima Bezerra expressou seu agradecimento pelo anúncio e confirmou que a BR-304 foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a partir da solicitação do governo estadual. Em suas redes sociais, ela afirmou: “Ao lado do ministro Renan Filho, anunciamos que em janeiro assinaremos a ordem de serviço para o início dessa obra tão aguardada pelo povo do Rio Grande do Norte”.
Ela reiterou que “a BR-304 é uma prioridade do nosso governo e que entrou no PAC a partir de nossa solicitação”.
Entenda a Duplicação
A duplicação da BR-304 faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e contará com um investimento próximo a R$ 1 bilhão. A primeira fase da obra prevê a duplicação de cerca de 100 quilômetros da rodovia, especificamente no trecho entre Mossoró e Assú, na região Oeste do estado.
A execução da obra será dividida em dois lotes. O Lote 1 abrange o trecho entre Mossoró e Assú, com uma extensão de 57,6 quilômetros. Já o Lote 2 liga o entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara, em Macaíba, até o município de Riachuelo, totalizando 38,1 quilômetros.
Importância da BR-304
Atualmente, a BR-304 já possui dois trechos parcialmente duplicados. Um deles vai de Parnamirim até Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, onde estão em execução obras complementares, como viadutos e pontes. O outro trecho é a Reta Tabajara, que se inicia na área urbana de Macaíba e se estende até o viaduto de interligação com a BR-226, que oferece acesso à região do Seridó.
Com um fluxo médio de cerca de 6 mil veículos por dia, a BR-304 é um dos corredores logísticos mais importantes do Nordeste, sendo vital para o transporte de passageiros, turismo e escoamento da produção agrícola e industrial do Rio Grande do Norte.
