A Revolução Musical de Sarajane no Rio de Janeiro
Aos 57 anos, Sarajane retorna ao Rio de Janeiro após 14 anos de hiato, pronta para sacudir a folia carioca. No dia 30, ela se apresentará no Casabloco, em um evento conhecido como Baile de Novela, ao lado do vibrante bloco Fogo e Paixão. A cantora, que conquistou o Brasil aos 19 anos, promete reviver a magia de suas icônicas performances com um repertório recheado de sucessos. “Estou animada, porque eles realmente trazem uma alegria contagiante, e isso tem tudo a ver com o espírito do Rio”, comenta Sarajane em entrevista.
Recentemente, a artista tem se mantido conectada com as novas gerações através de colaborações inovadoras. O DJ O Mandrake e Matheus Bala, além da drag queen Nininha, foram alguns dos nomes que ela escolheu para regravar suas músicas. Em sua perspectiva, “A roda”, uma faixas que a consagrou nos anos 80, carrega elementos que dialogam perfeitamente com o funk contemporâneo das periferias brasileiras. “Estou aberta ao novo. Acredito que a música deve evoluir e, com isso, meu público também se renova constantemente”, reflete.
Novos Públicos e Sucessos Compartilhados
Um dos momentos mais marcantes da carreira recente de Sarajane ocorreu durante o carnaval de 2025, quando se apresentou ao lado do MC O Kannalha, fenômeno da música periférica. “Ver jovens de 15 anos cantando minhas músicas foi uma experiência grandiosa. Isso me faz lembrar do impacto que a música provoca”, compartilha a artista. Lembrando do passado, quando sua canção “A roda” ecoou pelos quatro cantos do Brasil, Sarajane afirma que a música sempre foi uma forma de conectar gerações. “Não tenho preconceito com os novos estilos. Todos têm seu valor e brilho”, destaca.
Nos últimos anos, ela lançou o EP “Liquidificação”, que conta com participações de nomes como Claudia Leitte e Ivete Sangalo. Durante a pandemia, fez sucesso com a live “A Roda”, onde interagia diretamente com seus fãs, compartilhando seu dia a dia e entrevistando outros artistas. “A internet, apesar de seus desafios, também traz essa proximidade que eu valorizo muito”, diz.
Uma Mãe Orgulhosa e Reflexões Sobre a Vida
Além da música, Sarajane também destaca sua função como mãe de cinco filhos, sendo todos formados e com carreiras de sucesso. “Sinto-me honrada por ter criado todos eles como mãe solo. Cada conquista deles é um diploma que recebo”, orgulha-se. Seus netos, que já estão crescendo, trazem ainda mais alegria à sua vida, embora ela reconheça que as reuniões familiares podem ser caóticas.
Falando sobre sua vida pessoal, Sarajane compartilha que, apesar de sua história amorosa, hoje se considera “assexuada”. “Sempre encarei dessa forma. Aprendi a amar a mim mesma e a liberdade que isso me proporciona é maravilhosa. Não sinto necessidade de ter alguém ao meu lado”, afirma.
Desafios e Retornos à Música
Após um período afastada devido a problemas pessoais, Sarajane fez seu retorno à música em 2005, impulsionada pelos pedidos de fãs em redes sociais como o Orkut. “Voltar foi um desafio. As mudanças no cenário musical foram drásticas, mas me adaptei”, comenta a cantora, que nunca se prendeu a rótulos, preferindo ser reconhecida por seu talento e diversidade musical.
Aos poucos, ela vem se estabelecendo novamente na cena musical. Seu próximo evento será o projeto “Um Axé para Você”, que já está em seu nono ano e novamente promete ser um espaço para a nova geração da música brasileira. “Convido todos para dançar e celebrar a diversidade. É assim que sempre fiz, dando espaço aos novos talentos”, conclui Sarajane, com um sorriso no rosto.
