Uma Celebração da História Carioca
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), ligada ao Ministério da Cultura (MinC), convida todos para o evento ‘Um Rio Ultramarino: Lançamento dos Catálogos de Documentos Manuscritos do Rio de Janeiro Colonial’, que ocorrerá no dia 20 de outubro, a partir das 14h, no Auditório Machado de Assis, localizado na sede da FBN, no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o evento será transmitido ao vivo pelo canal da FBN no YouTube (@fundacaobibliotecanacional). Os participantes que se inscreverem receberão um certificado de participação.
Após longos anos de dedicação e colaboração internacional, o Projeto Resgate Barão do Rio Branco chega à conclusão de sua coleção de catálogos que abrangem as capitanias do Brasil colônia, disponibilizando resumos de documentos que podem ser acessados online. Os catálogos de manuscritos da Capitania do Rio de Janeiro, que datam de 1614 a 1830, agora contam com novos e valiosos índices que serão acessíveis aos pesquisadores através do portal do Projeto Resgate. Ao todo, são mais de 41 mil documentos com verbetes que ilustram a rica história do Rio colonial.
Uma Programação Enriquecedora
O evento híbrido ‘Um Rio Ultramarino’ contará com uma conferência proferida pela professora Maria Fernanda Bicalho, da UFF, cujo tema será ‘O Rio de Janeiro numa perspectiva “imperial”: a documentação do Arquivo Histórico Ultramarino’. Em seguida, haverá uma mesa redonda com a participação de historiadores renomados, como Paulo Knauss (IHGB/UFF), Érika Dias (Cesgranrio) e Maria de Fátima Argon (CAALL/IHP), que foram responsáveis pela preparação dos catálogos. A mediação ficará sob a responsabilidade do professor Luciano Figueiredo, atual coordenador do Projeto Resgate.
Sobre o Projeto Resgate Barão do Rio Branco
O Projeto Resgate Barão do Rio Branco é uma iniciativa de cooperação arquivística internacional dedicada a catalogar e reproduzir a documentação histórica manuscrita relacionada ao Brasil, anterior à sua independência. O projeto homenageia José Maria da Silva Paranhos Júnior, conhecido como Barão do Rio Branco, um diplomata que promoveu a consolidação das fronteiras brasileiras. O embrião dessa valiosa iniciativa remonta ao século 19, fruto da pesquisa e empenho de vários diplomatas brasileiros.
Entre 2002 e 2006, uma parte considerável do acervo luso-brasileiro foi digitalizada e disponibilizada pelo Centro de Memória Digital da Universidade de Brasília (CMD/UnB), com apoio financeiro da Petrobras. Desde 2015, os recursos para o fortalecimento e manutenção do Projeto Resgate Barão do Rio Branco têm origem em uma parceria técnica internacional com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sob a direção da presidência da FBN. Para explorar o acervo digital, acesse: resgate.bn.br.
Serviço
Evento: Um Rio Ultramarino: Lançamento dos Catálogos de Documentos Manuscritos do Rio de Janeiro Colonial
Data: 20 de outubro (segunda-feira)
Hora: 14h
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim)
Inscrições: Clique aqui para se inscrever
Transmissão: Assista ao vivo no YouTube
Evento gratuito