Explorando os Segredos do Oceano
Você sabia que a baleia azul se destaca como o maior ser marinho do planeta? Por outro lado, o fitoplâncton, um dos menores organismos, desempenha um papel vital ao gerar aproximadamente 50% do oxigênio da nossa atmosfera. O Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) irá apresentar a exposição “Oceano: o maior mistério da Terra” durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que acontece de 21 a 26 de outubro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, tem como objetivo lúdico e acessível destacar a importância do conhecimento sobre os oceanos para sua preservação.
Os visitantes terão a oportunidade de explorar projetos inovadores em ciência e tecnologia que estão ajudando a revelar os segredos do oceano, entender suas transformações e desenvolver soluções para enfrentar ameaças significativas como poluição e mudanças climáticas. Com o tema central “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a SNCT promete atrair um público diversificado.
Interatividade e Aprendizado
No estande de 120 metros quadrados, o público poderá vivenciar experiências únicas, como observar a bioluminescência, e ainda ver, através de óculos 3D, o fundo da Baía de Guanabara, localizada no Rio de Janeiro. Além disso, haverá a oportunidade de manipular réplicas de fitoplânctons em escala ampliada. Pesquisadores estarão disponíveis para responder a perguntas e enriquecer a experiência dos visitantes.
“Um dos objetivos do INPO é disseminar o conhecimento científico sobre o oceano. Nosso estande foi projetado para cumprir essa missão. Esperamos que as experiências e o conhecimento compartilhado ao longo desta semana fortaleçam a conexão das pessoas com o oceano e o compromisso de preservá-lo”, declara Segen Estefen, diretor-geral do INPO.
Atrações e Inovações Tecnológicas
Além disso, o público terá a chance de conhecer a primeira usina da América Latina a produzir energia a partir das ondas do mar. Outra atração serão as modelagens computacionais que simulam, em ambiente digital, o estado do oceano, auxiliando os cientistas na previsão de desastres naturais e contribuindo efetivamente para a prevenção desses eventos.
Os temas abordados incluem biodiversidade, regulação climática, alternativas energéticas, desertos oceânicos, fauna das profundezas, microplásticos e o litoral brasileiro. A mostra também contará com detalhes sobre uma expedição inédita programada para 2026, na Cadeia de Vitória-Trindade, uma cordilheira submarina no Atlântico Sul. Com o auxílio de submarinos robóticos e tecnologias avançadas, será possível explorar a até três mil metros de profundidade, revelando as riquezas e os mistérios do oceano profundo.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e visa conectar ciência, educação e sociedade. A escolha da temática “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” é particularmente pertinente, especialmente neste período que é reconhecido como a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica. Em 2027, o Brasil terá a honra de sediar a 3ª Conferência da Década, reforçando seu papel fundamental em questões oceânicas.
Sobre o INPO
O INPO é uma Organização Social vinculada ao MCTI, dedicada exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento das ciências do mar. Com cerca de 100 pesquisadores associados às principais universidades e instituições de pesquisa do Brasil, o instituto se destaca como referência nacional no estudo do oceano. Sua missão é promover o conhecimento sobre os mares, ajudando a enfrentar os desafios relacionados, incluindo as mudanças climáticas. Com uma base sólida de conhecimento técnico-científico, o INPO fornece subsídios importantes para a formulação de políticas públicas que beneficiam a sociedade brasileira e ampliam a presença do Brasil no cenário internacional em busca de um oceano sustentável.