Audiência de julgamento de Lucas Vinicius por assassinato de Netão Veras acontece hoje em Mossoró
Hoje, às 10 horas, o Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins, em Mossoró, será o palco da audiência de instrução e julgamento do professor Lucas Vinicius do Vale Lopes, de 24 anos. O jovem é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de assassinar, através de atropelamento, José Mathias Veras, conhecido como Netão Veras.
O trágico acidente ocorreu na manhã do dia 22 de março de 2025, em frente ao Porreta Burg, localizado no bairro Abolição III. Naquele momento, Netão estava iniciando seu dia de trabalho, quando coletava doações para instituições filantrópicas da cidade, pilotando uma motocicleta com prudência, respeitando os limites de velocidade estabelecidos na Avenida Abel Coelho.
Conforme os relatos, ao se aproximar do Sindicato dos Bancários, Netão foi surpreendido por um Citroen, dirigido por Lucas Vinicius, que estava em alta velocidade, ultrapassando os 100 km/h. O impacto foi brutal: Netão foi atropelado por trás, arremessado para frente, e o veículo passou por cima dele. Após o acidente, a Polícia Científica fez a perícia do local e coletou imagens de câmeras de segurança que, espera-se, fornecerão evidências cruciais para o caso.
A denúncia formalizada pelo MPE, sob a responsabilidade do promotor de Justiça Italo Moreira Martins, classifica a ação de Lucas como homicídio doloso. Essa tipificação se deve ao fato de que, segundo testemunhas, o réu apresentava sinais claros de embriaguez no momento do atropelamento, além de estar dirigindo de maneira imprudente e em alta velocidade.
O processo avança nesta sexta-feira com a expectativa de que o juiz do caso, juntamente com o Ministério Público e a defesa, ouçam todas as partes envolvidas. Após essa fase de instrução, o juiz deverá analisar os pareceres, tanto do MPE quanto da defesa, representada pelo advogado Otoniel Maia Junior. O objetivo é decidir se Lucas Vinicius será ou não pronunciado para ser julgado pelo Tribunal do Júri Popular.
